sábado, 16 de agosto de 2014

Revitalização da Reinaldo Schmithausen se intensifica na próxima semana

A partir da próxima segunda-feira (18), as obras de reurbanização da Avenida Reinaldo Schmithausen passam a ocorrer de forma efetiva. Vai começar a execução de calçadas, ciclovias e repavimentação no trecho que vai da BR-101 até a Rua Francisco Reis. A previsão é de que as obras nesse primeiro trecho durem cerca de dois meses, e neste período, o trânsito ficará em meia pista sempre que necessário. A Codetran já montou um plano de ação para orientar os motoristas e organizar o trânsito. E os moradores da localidade já foram comunicados sobre o início das obras. Os trabalhos serão executados das 08h às 17h, evitando os horários de maior fluxo.
A reurbanização da Avenida Reinaldo Schmithausen vai trazer mais segurança para pedestres e ciclistas com a construção de ciclovias, adaptação das calçadas com rampa, piso guia e piso de alerta, e em muitos trechos a construção ou alargamento das calçadas. O projeto também prevê a regularização das vagas de estacionamento, instalação de nova iluminação e arborização.

Para diminuir os impactos da obra, o projeto foi dividido em nove trechos, sendo que nesta primeira etapa, os trabalhos serão executados em dois trechos simultaneamente. Na etapa, que vai da BR-101 até Rua Francisco Reis – cerca de 940 metros – nos dois lados da via serão construídas calçadas adaptadas e ciclovia. As baias de estacionamento e paradas de ônibus também serão reorganizadas. Neste trecho, serão plantadas 226 árvores, das espécies Ipê Rosa, Jacarandá e Pau Ferro, nativas e adequadas para o local.
A obra irá avançar sempre cerca de 400 metros, de acordo com a conclusão dos trabalhos em cada trecho, sempre vindo da BR em direção ao Centro. Além disso, o projeto foi adaptado de acordo com a realidade da Reinaldo Schmithausen. No trecho que vai da Rua Dr. Vitor Pezzini até a Rua Eugênio Pezzini, devido à grande concentração de imóveis, serão construídas calçadas nos dois lados da rua e ciclovia na pista sentido Centro – BR 101.
Já no trecho que vai da Rua Eugênio Pezzini até o Parque Náutico Odílio Garcia, a ciclovia será compartilhada com pedestres e as calçadas serão adaptadas. “Neste último trecho, hoje temos um espaço próximo a uma empresa de pesca, em que a calçada possui 60 centímetros de largura. Ali, o passeio ficará com três metros de largura e será compartilhado com ciclistas”, explica o engenheiro Amarildo Madeira. Toda a malha cicloviária da avenida será interligada, e toda a via será arborizada. Os trechos onde já existe calçada adaptada serão aproveitados e somente será feita a interligação com as novas calçadas.
___________________ 
Informações Adicionais:
Secretaria de Comunicação
Telefone: 3341-6121 / 3341-6150

Nenhum comentário:

Postar um comentário