domingo, 3 de agosto de 2014

Plano Municipal de Turismo é lançado em Balneário Camboriú

Foi lançado na noite desta quinta-feira (31) em fórum aberto o Plano Municipal de Turismo (PMT). O evento contou com a presença do secretário nacional de Políticas de Turismo, o catarinense Vinícius Lummertz, representantes do poder legislativo e executivo municipal, membros do COMTUR, representantes do trade, entidades de classe de Balneário Camboriú e região e sociedade civil.

O projeto que está sendo desenvolvido pelo Conselho Municipal do Turismo (Comtur), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Santa Catarina prevê uma construção coletiva do PMT que está dividido em três etapas: construção, aperfeiçoamento e proposições. A coordenadora do projeto, Flávia Didomenico, destacou a importância da participação do trade nesse trabalho, informando corretamente as problemáticas de cada equipamento turístico. Na ocasião o prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, assinou a posse de comissão de delegados do PMT. A presidente do Comtur, Dirce Fistarol, agradeceu o prefeito por viabilizar o PMT e definiu que a participação de quatro elementos é essencial para o bom andamento do projeto: gestores, empreendedores, colaboradores e moradores que devem participar ativamente trazendo sua contribuição para as reuniões.


O secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lumiens, salientou que Balneário Camboriú é um município único, é um camaleão que vai se adaptando, se transformando para melhor. Para ele, a cidade é uma das únicas no Brasil onde ainda se pode caminhar com tranquilidade a noite, tomar um café numa boa cafeteria, coisas valorizadas no exterior e que no nosso país são poucos os lugares onde ainda podem ter esse privilégio. "No Brasil o singelo direito de caminhar não existe, ele vale ouro, quanto vale salvaguardar o direito de poder tomar um café em um bom café? O fundamento de Balneário Camboriú é o de poder caminhar, socializar", disse. O secretário ainda comparou a cidade com Miami, que é uma cidade que se renovou assim como Balneário Camboriú. "Faz parte do plano de turismo fazer comparações, fazer viagens, se espelhar naqueles que estão dando certo. Descobrir o que eles estão fazendo pra dar certo. Eu conheci uma Balneário Camboriú em formação, hoje vejo uma cidade formada", completou. Ele destacou ainda que aqui as decisões terão caráter qualitativo. A mais qualitativa do Brasil. Devido ao espaço, e essa é a principal importância do PMT, o de ajudar a preservar, planejar e organizar os espaços.



O prefeito Edson Renato Dias, Piriquito,  encerrou os discursos da noite destacando que é necessário procurar aprimorar aquilo que temos como principal mola propulsora que é a indústria do turismo. Uma etapa já foi vencida, foi superada a dúvida de 20 anos de espera do Centro de Eventos e Convenções que vai acabar com a sazonalidade da baixa temporada. "Balneário Camboriú passa por uma transformação, é uma cidade intensa onde as coisas acontecem. Recebemos pessoas oriundas de todas as partes do Brasil e do mundo. Queremos que eles conheçam o nosso preparo. O turismo tem que ter essa condição de qualidade. Não basta fazer o plano se não houver ação", afirmou. O prefeito ainda destacou que estamos em um momento decisivo na cidade, com as reuniões referentes ao plano diretor e a importância da participação da comunidade nestas reuniões. "Elas são responsáveis por definir e fiscalizar o que está sendo feito, a comunidade tem que participar e ajudar a definir essas ações. Muitas obras estão em andamento e muitas outras já estão em estudo avançado como o alargamento da faixa de areia e uma marina junto a Ponta da Aguada", finalizou o prefeito.

Entre as oficinas previstas no Plano Municipal de Turismo estão a de planejamento e posicionamento do mercado com análise da situação atual e identificação dos pontos fortes e fracos ­ qualificação profissional dos serviços ­ empreendedorismo, captação e promoção dos investimentos ­ infraestrutura turística ­ informação ao turista ­ promoção e apoio a comercialização ­ monitoramento. Cada oficina tem um fórum permanente de discussão e avaliação do PMT. A entrega do plano está sendo prevista para a segunda quinzena de dezembro.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Turismo ­ Sectur
Texto e fotos: Nathalia Piloni Donin
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.secturbc.com.b

Nenhum comentário:

Postar um comentário