quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Itajaí está entre as 100 melhores cidades do Brasil para investir em imóveis

Itajaí mais uma vez é destaque nacional no mercado imobiliário. A revista Exame publicou um ranking das 100 melhores cidades para investir em imóveis no país. Itajaí aparece na 65ª posição. O estudo, realizado pela Prospecta Inteligência Imobiliária, foi concentrado na demanda de cada região e não na oferta. Identificou a capacidade financeira para comprar da população e incluiu cidades com menos de 1 milhão de habitantes.

De acordo com o ranking, as cidades destaque possuem características em comum como renda per capita elevada; crescimento do PIB; população com alto nível de instrução – capacitação e qualificação; vínculo empregatício e geração de emprego; empresas atuantes e déficit imobiliário. Itajaí apresenta potencial bom para imóveis de alto padrão, ótimo para médio e baixo padrão. Na cidade, o déficit habitacional é de 27,3% e a média salarial é de cinco salários mínimos.
Além de Itajaí, outras sete cidades catarinenses aparecem no ranking: Florianópolis (11º lugar); Joinville (20º lugar); Blumenau (38º lugar); São José (50º lugar); Balneário Camboriú (80º lugar); Chapecó (92º lugar) e Criciúma (93º lugar).

O ranking das 100 melhores cidades brasileiras para investir em imóveis mostra os lugares que devem despontar no cenário imobiliário brasileiro nos próximos meses e anos, sem se reduzir a observar as regiões que já chegaram ao auge. Segundo a pesquisa o mercado imobiliário não está saturado. O aumento de renda da população brasileira provocou um boom imobiliário, decorrente da inclusão das classes menos favorecidas no mercado. No entanto, quando as condições de crédito, emprego, aumento de renda, juros e inflação controlada se alinharam, e uma camada maior da população passou a comprar imóveis, os agentes do mercado disponibilizaram produtos de forma desordenada. Assim, a falta de planejamento proporcionou movimentos de oferta concentrados em algumas regiões, gerando superoferta e elevação de estoques.

Itajaí em destaque

Itajaí tem o maior PIB de Santa Catarina. A cidade vem sendo destaque em publicações nacionais relacionadas ao desenvolvimento econômico. Na revista Você S/A a cidade ficou entre as 100 que oferecem mais oportunidades de emprego e carreira, sendo que no sul do Brasil é a primeira colocada entre as cidades de porte médio, ficando atrás apenas das três capitais: Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. E, pela revista Exame, ficou entre as 100 melhores país para investir em negócios. No ramo imobiliário ficou entre as 82 principais cidades do Brasil em franco desenvolvimento na Construção Civil e a segunda cidade do Estado com imóveis mais valorizados por m2, perdendo apenas para Jurerê Internacional em Florianópolis. E, ainda, foi destaque nacional na reportagem “O poder de quem distribui riqueza”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário